segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Participação na XXXI Jornada Guilio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ (10.2009)


Nosso Pôster


Luana apresentando o trabalho para avaliadora.

Fernanda, Profª Luciléia e Luana bastante orgulhosas com o trabalho.





Resumo enviado para a Jornada:

DIAGNÓSTICO QUALITATIVO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS GERADOS EM UM RESTAURANTE PUBLICO POPULAR DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Introdução:

A geração dos resíduos sólidos envolve questões sociais, ambientais e econômicas e a solução para este problema envolve não só a redução na fonte geradora, mas também o reaproveitamento dos materiais descartados e o destino final adequado dos mesmos (Eigenheer & Ferreira, 2006). Entretanto, faz-se necessário o conhecimento prévio da realidade de geração dos resíduos sólidos para que sejam feitos o tratamento e a disposição adequados a partir de um gerenciamento dos mesmos.

Objetivo:

O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar qualitativamente os resíduos sólidos gerados em um restaurante público popular do município do Rio de Janeiro como primeira fase do plano de implantação do gerenciamento de resíduos sólidos neste restaurante, fundamentado na abordagem da produção mais limpa.

Método:

A coleta de dados foi feita por observação direta dos resíduos gerados em cada etapa do processo produtivo de refeições: recepção, inspeção, estocagem, pré-preparo, preparo, cocção, distribuição, devolução de bandejas e higienização e posteriormente transcrição para planilha própria.

Resultado:

Observou-se que a área de recebimento é a de maior geração de resíduos não orgânicos, como papelão e plástico e as áreas de pré-preparo, preparo, distribuição e higienização são as áreas com maior geração de resíduos orgânicos: alimentos impróprios para o consumo, cascas, sobras e restos de alimentos.

Conclusão:

O diagnóstico qualitativo dos resíduos sólidos gerados é de fundamental importância para a implementação de um plano de gerenciamento dos mesmos, pois a partir dele pode-se viabilizar formas de redução na fonte geradora, reutilização e reciclagem dos resíduos, contribuindo para uma destinação final mais adequada, minimizando, assim, os impactos sociais, ambientais e econômicos por eles causados.

Referência bibliográfica: EIGENHEER, E.M. & FERREIRA, J.A. Lixo: Compreender. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, v.38, n. 227, p. 30-35, jun.2006.

Nenhum comentário: